Como o Pink Floyd conseguiu seu nome e os rejeitados contra os quais eles decidiram

O Pink Floyd foi formado em 1965 por Syd Barrett, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright. A banda originalmente tinha o nome de The Pink Floyd Sound, mas logo mudou para Pink Floyd. Barrett surgiu com o nome depois de ver dois músicos de blues, Pink Anderson e Floyd Council, se apresentarem em um clube em Londres. A banda considerou vários outros nomes antes de escolher Pink Floyd, incluindo The Tea Set e The Abdabs.

Se você não cresceu com o Pink Floyd como uma banda nova e empolgante, é provável que não tenha tido a chance de remexer em tudo o que eles fizeram da primeira vez e passou a maior parte do tempo como um fã jogando bola pra cima. Eles podem nem sempre se manterem como coisas novas e brilhantes, mas para muitos, o nome Pink Floyd é tão onipresente na música quanto os Beatles e Frank Sinatra.

A banda, formada originalmente por Syd Barett, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright com David Gilmour se juntando mais tarde, faz parte da linguagem da música há tanto tempo que a aparente tolice de seu nome às vezes pode ser esquecida. Afinal, existem alguns nomes de bandas bobos por aí agora - mas como a banda surgiu com o nome deles?

Para muitos, essa pergunta é fácil. Um conhecimento mediano dos mestres do rock progressivo provavelmente lhe dará acesso a esse fato, mas para todos os aficionados do Floyd por aí - você também conhecia todos os nomes ridículos que eles rejeitaram? Bem, aqui vamos nós, as coisas estão prestes a ficar um pouco complicadas.

Nomes de bandas de rock são sempre um pouco improvisados. Brian Jones nomeou os Rolling Stones durante uma ligação com um promotor e folheava um disco de Muddy Waters. Enquanto isso, Led Zeppelin escolheu seu nome depois que Keith Moon sugeriu um supergrupo com ele, Jeff Beck e Jimmy Page cairiam como um zepelim líder, algo que Page achou um nome legal e o pegou para si mesmo. A do Pink Floyd tem um padrão de construção semelhante.

Antes que a banda pudesse chegar ao seu nome final, eles precisavam passar por algumas encarnações seriamente terríveis. Eles passaram por títulos como The Megadeaths (sempre à frente da curva), The Spectrum 5 e The Screaming Abdabs, que eles encurtaram para The Abdabs em algum momento - mas logo eles escolheram outro nome, The Tea Set.

Parecia ressoar com o ethos do Chapeleiro Maluco da banda, mas o nome se soltou quando eles compareceram a um show em 1965 em uma base da RAF. Ao chegar e ansiosos para começar, eles logo perceberam que havia outra banda no projeto chamada The Tea Set - o desastre aguardava e seu nome sofreria uma mudança séria.

Então, como Jones antes dele, com um senso de urgência, Syd Barrett começou a trabalhar nomes de bandas e decidiu unir duas inspirações para formar um nome. Ele se referiu a Pinkney Pink Anderson e ao Floyd Council. Et voilá! Juntando o nome de dois bluesmen, ele criou o The Pink Floyd Sound.

Em breve, a banda abandonaria o som do final do nome da banda e finalmente começaria a ver as recompensas pelas turnês intermináveis ​​e ajustes de seu som. Um pouco mais adiante, Syd Barrett estaria fora da banda para sempre, para nunca mais voltar e, muito tristemente, cair na obscuridade.

O Pink Floyd se tornou um dos maiores nomes da música. Eles definiram um gênero no rock progressivo, derrubaram barreiras figurativas e físicas com seus álbuns impressionantes e mudaram o rock de muitas maneiras. E eles quase fizeram tudo enquanto eram chamados de The Tea Set.